SE LIGA NA CONTA DO AR-CONDICIONADO

Saiba como proteger seu bolso na hora de comprar um ar-condicionado

O que você deve observar na hora da compra:

PASSO 1: Verifique se o ar-condicionado é inverter

PASSO 2: Confira a etiqueta

BOM PARA O SEU BOLSO, BOM PARA O PLANETA

Além de proporcionar economia na conta de luz, a escolha de um aparelho mais eficiente adia a necessidade de instalação de novas usinas de geração de energia, reduzindo impactos ambientais e gastos de toda a sociedade. O que esses aparelhos deixarão de consumir será o suficiente para abastecer 3 milhões de lares, daqui a 15 anos. Achou pouco? O uso de equipamentos mais eficientes também ajuda o meio ambiente com a redução de 4,7 milhões de toneladas de Gases de Efeito Estufa em 2035, o que corresponde a uma redução de 22% das emissões causadas pelo consumo de eletricidade de ares-condicionados pelo setor residencial em 2035 (dados do IEI Brasil, calculados em 2020).

O que é eficiência energética?

No caso dos ares-condicionados eficientes, obtém-se o mesmo benefício – o resfriamento do ambiente – com menor consumo energético.
De forma geral, significa gerar a mesma quantidade de energia com menos recursos naturais ou obter o mesmo serviço energético (temperatura do cômodo em 24°C enquanto lá fora está a 32°C, por exemplo) usando menos energia.

Por que é importante escolher um bom ar-condicionado?

O ar-condicionado é um dos vilões do aumento do consumo de energia elétrica no mundo. Com a adoção de equipamentos mais eficientes, em 15 anos, conseguiremos evitar a emissão de 60 milhões de toneladas de CO₂ na atmosfera (Fonte: IEI Brasil, cálculo realizado em 2020). Isso porque precisaremos acionar menos as usinas termelétricas que fornecem a eletricidade para nossas casas. Além disso, os equipamentos demandam menos fluidos refrigerantes, que são os gases usados no interior dos aparelhos para resfriar o ambiente. Esses gases têm, em geral, um alto potencial de efeito estufa. O uso de aparelhos mais eficientes pode representar uma economia de R$ 25 bilhões para os consumidores brasileiros a partir de 2026 até 2035 (Fonte: IEI Brasil).

Qual a diferença entre o

ar-condicionado janela e o split?

O que é inverter?

É uma tecnologia que evita que o ar-condicionado trabalhe mais do que o necessário para refrigerar o ambiente. Além disso, ela evita os picos de energia quando você liga o aparelho, o que se reflete em economia na conta de luz. Além de serem mais silenciosos, os modelos inverter resfriam o ambiente de forma mais rápida e eficiente.

Dicas de economia

Tamanho do ambiente

Antes de comprar o aparelho, é preciso identificar qual é a capacidade mais adequada do ar-condicionado. A medida da capacidade é o Btu/h e é ela que você deve buscar ao comprar o aparelho. Para saber qual a capacidade correta do ar-condicionado que você irá comprar para atender às suas necessidades é preciso considerar tamanho e tipo do cômodo onde o ar-condicionado será instalado e quantas pessoas farão uso do cômodo, além do tamanho das janelas, direção do cômodo em relação ao sol, tipo de forro e telhado.

Instalação

A unidade externa deve ficar em local com boa circulação de ar, sem bloqueios nas saídas de ar e sem luz direta do sol. Caso contrário, o aparelho vai trabalhar mais, desnecessariamente. Se não tiver jeito, a dica é instalar uma cobertura para a unidade externa para o sol não bater diretamente nela.

Interior da residência

No interior da residência, o ar-condicionado deve ser instalado de forma a possibilitar a melhor circulação de ar no ambiente, de preferência paralelo à maior dimensão do cômodo. Deve-se evitar a instalação em cantos de paredes e próximo a móveis e cortinas. O equipamento deve ficar no alto, já que o ar frio tende a descer e espalhar-se pelo ambiente.

Temperatura

Vale conferir se o termostato está regulado de forma correta, evitando o frio excessivo e gastos desnecessários. Para se ter uma ideia, uma variação de um grau pode elevar em até 8% o consumo de energia. A temperatura considerada agradável para a maioria das pessoas é de 23ºC ou 24ºC.

Limpeza

Filtros sujos atrapalham a entrada do ar no aparelho, forçando o ar-condicionado a trabalhar mais. A limpeza periódica dos filtros deve ser feita a cada duas semanas.
Também é preciso limpar as entradas e saídas de ar. Além disso, a boa manutenção do ar-condicionado evita a contaminação das pessoas por doenças respiratórias. Portanto, manter seu ar-condicionado limpo também é questão de saúde!

Calor

É importante evitar que o calor entre no ambiente e que o ar frio saia, mantendo portas e janelas bem fechadas e vedadas. Cortinas e persianas também devem permanecer fechadas, até mesmo quando o ar não estiver sendo utilizado, para evitar que o cômodo esquente com o calor do sol.

Desligue

Ao sair do ambiente por muito tempo é preciso desligar o aparelho. Se for ficar um tempo prolongado fora de casa, tire o aparelho da tomada, pois mesmo em stand-by ele consome energia.

Quem somos

A campanha SE LIGA na Conta do Ar-condicionado é uma iniciativa da Rede Kigali e tem como objetivo ajudar a reduzir o consumo de energia dos aparelhos de ar condicionado em nosso país, para que ele fique mais próximo das melhores práticas internacionais.

Hoje, um em cada cinco domicílios brasileiros possui pelo menos um ar-condicionado (dados de 2020). Com o aumento da temperatura provocado pelas mudanças climáticas, esse número tende a crescer. O ar-condicionado proporciona conforto térmico, mas também está relacionado à emissão de gases de efeito estufa, além de causar aumento nas contas de luz. A melhor maneira de enfrentar esse problema é melhorar a eficiência energética dos equipamentos de ar condicionado. Ar-condicionado mais eficiente respeita o meio ambiente e traz alívio também para o seu bolso.

Esta campanha tem o apoio do Instituto Clima e Sociedade (iCS), do Instituto de Defesa do Consumidor (Idec), do International Energy Initiative – IEI Brasil, do Engajamundo e do Projeto Hospitais Saudáveis (PHS).